Rapaz, e não é que eu fui censurado?
Sério.
Segunda ou terça passada, recebi um e-mail do Google me avisando que este
blogue aqui estava bloqueado ou coisa parecida porque era um
blogue de
spam.
Quê?
Blog de
spam?
A primeira coisa que eu pensei em fazer foi mandar um e-mail de volta com o link
disso aqui que eu escrevi no ano passado. Mas daí pensei Se eu
quietinho aqui no meu canto já sou acusado de
spameiro, imagina mandando link
pros caras. Daí danou. Sou banido da
Internet.
Respirei fundo e fui ler com mais calma o e-mail do Google (acho engraçado receber e-mail do Google). Mas fui ler até pra entender que coisa é essa de
blogue de
spam. Eu, na minha ignorância, achava que
spam = e-mail. Mas não. Eis o que informavam meus interpeladores:
O que são blogs de spam?
Assim como muitas ferramentas eficientes, os serviços de blog também podem ser bem utilizados ou utilizados de forma abusiva. A facilidade de se criar e atualizar páginas da web com o Blogger o tornou particularmente suscetível a um tipo de atividade conhecida como spam de links. Blogs que adotam esse comportamento são chamados de blogs de spam e suas características incluem conteúdo irrelevante, repetitivo ou sem sentido, além de um grande número de links que costumam levar a um mesmo site.
Os blogs de spam causam vários problemas, que vão além da mera perda de alguns segundos do seu tempo ao se deparar com um deles na rede. Eles podem obstruir mecanismos de pesquisa, tornando difícil encontrar conteúdo real nos assuntos de seu interesse. Eles podem se utilizar de conteúdos de outros sites da web, usando textos de outras pessoas para dar a impressão de que possuem informações úteis. Além disso, se um sistema automatizado cria postagens de spam em um volume extremamente alto, pode influenciar na velocidade e na qualidade do serviço oferecido a outros usuários, legítimos.Pois é, daí eu fiquei até um pouco magoado de saber que eu coloco aqui conteúdo irrelevante, repetitivo ou sem sentido.
Pô, mas vem cá, irrelevante pra quem, seu Google? O
blogue não é o tal do diário virtual? Alguém já analisou a relevância do conteúdo das meninas que escrevem diários? E o Suposto vem de vez em quando aqui ler. Então já é relevante pra ele e pra mim.
Mas também dizia que eu podia ser repetitivo. Posso ser chato, mas não repetitivo. Às vezes até me penalizo por não falar mais por causa dos elefantes, que, afinal de contas é a origem disso aqui. Ou sobre o seu Cachorro do R., o primeiro e único herói que
apareceu neste espaço irrelevante e repetitivo.
E, ainda por cima, também me chamaram de sem sentido. Ah, para, querem o quê? Que todos os
blogues sejam relevantes e com o sentido da vida? Sugiro ao Google que procure no Google por sentido se ele quer encontrar em algum lugar. Aqui, garanto que não vai achar.
Bem, mas já que
falei de falta de sentido, essa história toda ficou ainda mais sem pé nem cabeça quando li mais um pedaço da mensagem que me censurou. Ó só:
Os robôs de prevenção contra spam do Blogger detectaram que seu blog possui características de um blog de spams. (O que é um blog de spams?) Uma vez que você está lendo esta seção, seu blog provavelmente não é um blog de spams. A detecção automática de spams é inerentemente confusa. Pedimos desculpas por este falso sinal positivo.
Recebemos sua solicitação de desbloqueio em 22 de Junho de 2009. Em nome dos robôs, desculpamo-nos por bloquear seu blog, que não é de spams. Aguarde enquanto analisamos seu blog e verificamos se ele não é um blog de spams.Tchê louco! Foram robôs confusos que me
detectaram como um
spam. E, mais do que isso, os caras já saíram na frente, se desculpando pelo erro, dizendo que veja bem, enganos acontecem, foi mal aí, meu velho.
Mas
peraí:
Se eu tenho um site que vende extensor
peniano e mando aquele e-mail pra uma
listinha de 20 mil
contatos, anunciando que tem produto novo e aproveitando pra avisar, olha, talvez você não esteja
interessado nesse assunto, essa é uma mensagem
automática, se quiser a gente não manda mais, mas como eu ia dizendo, se eu faço isso, se mando e-mail pra desconhecidos, falando coisa que eles não querem, isso é um
spam,
né?
E o que é que os robôs fizeram comigo? Não mandaram um e-mail me chamando de
blogue de
spam, dizendo que provavelmente eu não sou um
blogue de
spam e que isso é
automático,
patati,
patatá?
Entonces: não tem mais alguém aí também mandando
spans,
hein, seu Google?
Bom, mas
tamos de volta.
E se esse texto aqui não for caracterizado como
spam ou vírus ou bobo, feio, chato, irrelevante e
repetitivo, escreveremos de novo.