quarta-feira, 21 de maio de 2008

Por Causa do Mosquito da Dengue

Voltei. Por causa da dengue. Porque acho que descobri como dar um fim na doença, no Aedes Aegypti e em todo zumzumzum sobre a epidemia.

É muito simples: Menina Isabela.

Não sei se eu que ando mal informado ou é o Brasil todo que tá. Mas tenho a sensação de que desde que começou esse Big Brother Nardoni, a dengue sumiu do mapa. No mínimo dos noticiários. Não ouvi mais falar. E até um mês e pouco atrás isso era caso de calamidade pública, todo dia entrevista nas filas dos hospitais, debate com médicos, vigilância sanitária, não sei quantos casos novos diagnosticados todo dias. E aí, de repente, nada mais.

Donde eu concluo que ou a epidemia passou e, eu sei suposto leitor, que é possível que com a chegada do frio o mosquito tenha se mandado daqui mesmo e daí esse texto pode ser só uma constatação de que a dengue deu um tempo, mas, como eu dizia, ou a epidemia acabou há mais de mês, ou é muito mais importante pro Brasil a história dos Nardoni.

Não vou entrar no mérito se foi o pai, a madrasta, a menina ou sei lá quem o culpado e nem vou questionar a dramaticidade da história. Até porque eu tenho boicotado tudo o que fala sobre o assunto. Como não gosto de BBB, mudo de canal sempre que o Willian Bonner franze o cenho e diz Caso Isabela Nardoni. E não volto por bastante tempo, porque é impressionante o tempo que dedicam a essa história.

Podem me chamar de insensível. Que eu chamo de insensível também quem não reparou quanta notícia que nos diz realmente respeito (dengue, CPIs e tanto mais) some do dia-a-dia desde que iniciou a comoção nacional. Tu põe em qualquer noticiário e tão até discutindo a adaptação dos suspeitos ao presídio.

Sério, respeito todos os envolvidos na história – respeito tanto que nem me meto –, mas, vamos combinar, tem tanta gente mal em presídio, tem tanta criança que apanha, é abusada e até assassinada, tem tanta barbaridade acontecendo às vezes até no nosso vizinho (espero que o meu não leia), e ninguém mete o bedelho ou toca no assunto. Ninguém se mexe pra ir apedrejar, linchar, xingar. Ninguém faz matéria. Ninguém põe alguém chorando o assunto no Fantástico. E ninguém mais fala da dengue.

Especulo até: será que o drama dessa história é mais próximo de nós do que a dengue? Será que o fato de o caso ter ocorrido na classe média brasileira e de a dengue não ter chegado na zona sul do Rio, por exemplo nos faz sentir mais expostos ao Caso Isabela Nardoni do que aos trocentos Casos de Dengue?

Não sei.

Bom, mas como eu já falei que não gosto desse Big Brother que só elimina notícia, eu pergunto: alguém aí sabe se a dengue já passou?

Um comentário:

Anônimo disse...

A dengue continua firme, apesar do frio (frio?). Mas a mídia, bem como o mosquito, gosta de um sanguezinho.
N.