quarta-feira, 19 de março de 2008

Por Causa de Outros Textos

Ia escrever aqui falando de uma coluna que fiz pro jornal Vaia. Começaria mais ou menos assim "Já que eu não tenho escrito aqui, vocês podem me ler lá..." e daí parei, pensei "Vocês?", mas whatthefuck vocês, Reginaldo?, tu sinceramente acha que alguém está visitando esse blogue, que há leitores aqui? E, na minha cabeça, uma coisa leva há outra, que leva a outra. Dessa vez me levou a pensar sobre essa coisa de blogar, postar e no porquê de tudo isso. No meu caso começou por causa dos elefantes, como eu já disse ali embaixo. Escrevi, botei aqui e depois mandei um e-mail pra uma turma que achei que gostaria de conhecer o que eu pensava sobre aquele assunto e que eu não conseguiria reunir rápido num bar pra conversar. Ok, pensei, eu queria dividir aquele texto com aquele grupo. Dividi. Mas e agora? Depois que eu terminar esse aqui, será que mando pra todo mundo de novo? E quando achar mais um porquê botar palavras aqui de novo, emeio pra eles mais uma vez? Ó, ó as coisas me levando a outras: mas vem cá, criar um blogue é criar automaticamente um chato? Isso não estava escrito nos termos e condições do blogspot. Mas é a sensação que dá, que se eu ficar publicando aqui e avisando todo mundo toda hora, vou ter que me aceitar um chato exibicionista. Mas tu não escreveu pra ser lido, rapá? Se tu não avisar, ninguém vai ler, me diz uma vozinha aqui. Será? Será que os blogueiros esses que são lidos fazem, faziam isso: texto novo, pam, um sapm? Garanto que - caso houvesse leitores aqui -, já teria um pensando "mangolão, tem uma ferramenta que faz esse aviso automaticamente". Mas aí eu diria assim pra esse suposto leitor:
- Suposto Leitor, em primeiro lugar, sou bastante limitado nessas tecnologias e também preguiçoso pra elas, portanto não sei e provavelmente não vou saber da existência dessa possível ferramenta. E, em segundo lugar, Suposto Leitor, me parece que o fato de a ferramenta fazer o spam por mim é só um paliativo pra dor na consciência. Tu não vai ter a sensação de selecionar dez, vinte, cem endereços de e-mail, digitar "Ó, texto novo" e enviar. Logo, tu não vai ter a sensação de ser chato. Mas lá nos outros lados, onde receberem o aviso do spam-automático-gerado-pela-possível-ferramenta, onde alguém ler "Mensagem automática: novo texto no blogue", pois lá, Suposto Leitor, lá outros leitores pensarão "Mas que pé no saco do caramba, mais um e-mail desse...". Entendido, Suposto Leitor? Quando tu opta, seja lá por que tecnologia menos ou mais arcaica, quando faz a opção de ficar pentelhando no e-mail dos outros a todo instante, tu opta por ser um chato. Só varia o grau de intensidade com que a chatice se manifesta pra ti. É o que eu acho.

Mas voltando a falar com os outros supostos leitores, vocês continuarão assim, supostos, eu acho. Porque decidi que não vou ficar avisando ninguém sobre textos novos no blogue. A não ser que pense que é interessante mesmo pra alguém, que esse alguém gostaria de ler isso.

Ah, sim, supostos leitores, estou escrevendo nas próximas sete semanas a Curadoria Literária do Jornal Vaia. Era por causa disso que ia escrever esse texto. Se quiserem ver essa curadoria, é só clicar lá em cima ou aqui.

5 comentários:

Nataniel Kuhn Vanzetta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nataniel Kuhn Vanzetta disse...

Penso o mesmo.

O negócio é que o blogue, por idéia original, é um diário pessoal que as outras pessoas podem ler.

Então tu vai satisfazer a ti mesmo, antes de satisfazer aos outros. (meio onanista a afirmação)

E quem tiver interessado visita de tempos em tempos.

No causo, eu sou o cara do RSS. Eu vejo direto quando
tem atualização.

E eu leio.

Aliás, por isso que eu parei o meu blogue.
Porque se eu tou escrevendo pra mim, e eu já sei o que eu tou escrevendo, porque eu tou escrevendo pra mim?! O.o

Ou seja: escreve e acredita na rapadura. Com o tempo, teus amigos vão reclamar que não tem postagens novas. Ou gente mais importante até.

Ou, faz que nem os elefantes e para. Numa dessas,
volta. Ou não. Mas vai na manha.
:)

Cristiano Schmitz disse...

Bah, e eu tô com outra aba do navegador justamente com um e-mail aberto para enviar para um pessoal a atualização do meu blog. E já me sentia mal por isso. Agora piorou.

Mas se eu não avisar, ninguém vai ver. E se ninguém ver, não tem motivos para existência do blog, pois ele foi criado com o objetivo de divulgar/informar sobre o hockey.

Aliás, você sabe o que é hockey? Quer conhecer?
www.clicrbs.com.br/inline

abraços

Leandro Luz disse...

Descobri teu blog essa semana, mas já virei frequentador assíduo!!!

Abraço

Unknown disse...

Que sao os leitores supostos desses textos